terça-feira, 16 de agosto de 2016

O surgimento do rádio "um Pouco de história"


Em 1896, o físico e inventor italiano Guglielmo Marconi criou o primeiro aparelho de rádio do mundo, revolucionando a comunicação à distância. A partir de pesquisas sobre indução eletromagnética (Faraday, 1831) e ondas eletromagnéticas (Hertz, 1888), ele reuniu diversos equipamentos para transmissão e recepção de sinais através do espaço. O objetivo inicial da invenção era substituir o telégrafo elétrico, que dependia do cabeamento de vastas regiões, pelo radiotelégrafo, que não dependia de fios para fazer chegar suas mensagens. O radiotelégrafo difundiu-se rapidamente entre as frotas marítimas e, em 1909, cerca de 1,5 mil pessoas foram salvas de um naufrágio graças ao equipamento – que possibilitou o envio de pedidos de socorro.
Considera-se que a voz humana foi transmitida por rádio pela primeira vez na véspera de Natal de 1906, pelo engenheiro canadense Reginald Fessenden. Ele transmitiu um “Concerto de Natal” para os tripulantes dos navios da United Fruit Company que cruzavam o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe.
Paternidade questionada

Há grandes controvérsias envolvendo a invenção do rádio. Por utilizar quase 20 equipamentos patenteados por outro pesquisador, Nikola Tesla, a autoria de Marconi vai ser contestada na Suprema Corte americana na década de 40. Além disso, história não reconhece devidamente o pioneirismo do brasileiro Roberto Landell de Mora, padre gaúcho que realizou transmissões de rádio no Brasil supostamente em 1893 (dois anos antes de Marconi). Landell de Moura também realizou a primeira transmissão de voz humana no Brasil em 1899, a partir do Colégio das Irmãs de São José (atualmente Colégio Santana, na zona Norte de São Paulo), conforme foi no tíciado pelo jornal O Estado de S. Paulo daquele ano.

Por ser facilmente construído, o rádio difunde-se entre rádio-amadores mundo afora. Além disso, equipamentos como o radiotelégrafo de Marconi já eram amplamente comercializados. Com a invenção das válvulas Áudion, criadas por Lee de Forest, a qualidade da transmissão aumentou muito e Forest começou a transmitir múscias para a cidade de Nova York. Em 1910, ele faz a primeira transmissão ao vivo de uma ópera cantada pelo tenor Enrico Caruso na New York's Metropolitan Opera House. Em 1916 ele transmite pelo rádio os resultados da eleição presidencial dos EUA.
As primeiras emissoras de rádio vão surgir após a Primeira Guerra Mudial. Em 1920, Frank Conrad, um engenheiro da Westinghouse Electric, começa a transmitir notícias lidas de um jornal e músicas. A Westinghouse Electric era a empresa que fabricava os rádios utilizados pelos militares americanos durante a guerra e, após o conflito, viu-se com uma grande quantidade de equipamentos “encalhados”. Com o sucesso das transmissões de Conrad, a empresa decidiu investir nas transmissões e implantou uma emissora: a KDK-A. Na mesma época, ela passou a vender os aparelhos de rádio para os milhares de cidadãos interessados em ouvir sua programação.
A repercussão pública foi grande e acabou servindo de parâmetro para outras emissoras que a sucederam. Em 1922 já se somavam 300 emissoras. No mesmo ano surgiu a WEAF, emissora comercial criada pela American Telephone and Telegraph Company (AT&T).
Saiba mais: o capítulo "Rádio: o tambor tribal" do livro "Os meios de comunicação como extensões do homem", de Marshall McLuhan, falam do impacto do surgimento do rádio na sociedade. Você também pode acessar o artigo "A publicidade no rádio: origem e evolução", de José Gomes Junior, para complementar seus conhecimentos!

0 comentários:

Postar um comentário